Localização

Área de Paisagem Protegida Corno do Bico

A Paisagem Protegida do Corno do Bico é um pequeno santuário natural, representativo dos valores biofísicos e culturais da região do Alto Minho, situando-se nos limites administrativos sudeste do concelho de Paredes de Coura, onde confronta com os Arcos de Valdevez e Ponto de Lima. A frondosa mata de diferentes espécies de folhosas foi plantada a partir dos anos 40 do século XX, integrando as manchas autóctones existentes.

A paisagem é o resultado da multiplicação da cultura minhota por um espaço de rara beleza natural. Das espécies mais representativas desta paisagem protegida destacam-se o lobo, o corço, a lontra, a toupeira de água, o lagarto de água, o picanço de dorso ruivo e o bufo real. A nível florístico destaca-se o raro azevinho, o carvalhal que domina a região mais montanhosa de onde se destaca o carvalho-alvarinho, e diversas flores silvestres de incrível beleza.

Rede Municipal de Passeios Pedestres

Os 16 trilhos criados, revelam-se muito atraentes para serem descobertos. Cada trilho é autonomizado num folheto a cores com todos os dados necessários para a realização do seu percurso. Neles foca também a diversidade e raridade da flora e fauna existentes, do património histórico, das lendas, tradições, marcas da actividade agrícola e ligação da literatura à terra. Os percursos são: Trilho da Varanda, Trilho dos Milionários, Trilho do Corno do Bico, Trilho do alto dos Morrões, Trilho dos Miradouros, Trilho do Pastor, Trilho Combatentes de Travanca, Trilho do Vale Escuro, Trilho Pias dos Quatro Abades, Trilho Megalítico de Vascões, Trilho Chã de a, Trilho dos Moinhos e Trilho das Graças.

Parques Nacionais

Para dar ênfase à clara diferenciação dos espaços geográficos de relevante interesse paisagístico, sejam no litoral ou na montanha, foi criado em Portugal um novo produto turístico designado por TURISMO DA NATUREZA. Se é certo que também aqui existem excelentes condições para o Turismo Activo, trata-se, de um produto muito vocacionado para a observação da natureza, de todas as espécies de animais que o povoam, e das tradições culturais das suas gentes. Assim, alia-se o lazer com o enriquecimento pessoal.

O Alto Minho possui 4 Áreas Protegidas, locais privilegiados para a prática destas actividades. Praia fluvial do Tabuão-Rio Coura. Símbolo característico de Paredes de Coura, é também uma conjugação perfeita entre o que a natureza nos dá e a intervenção humana. Local de realização do famoso Festival de Música de Paredes de Coura, tem como elemento destacado o Rio Coura, onde é possível ir a banhos, para depois desfrutar de um magnífico anfiteatro natural. Com uma extensão de aproximadamente 50km de comprimento, o rio junta-se às águas do Minho nas proximidades de Caminha, valendo a pena percorre-lo de barco/canoa, na sua extensão navegável.

Gastronomia

Apresentam-se algumas sugestões gastronómicas que fazem parte da tradição de Parede de Coura, as quais pode encontrar nos restaurantes e doçarias os quais teremos muito prazer em indicar.

Entreténs de Boca: Bolo do tacho, Morcela caseira assada, pataniscas, Bolinhos de bacalhau e produtos de fumeiro; Sabores do Rio: Dez maneiras de cozinhar as trutas do Rio Coura, o rio mais truteiro do universo; Viandas: Feijoada à moda do Bico, Panela do cozido à moda da Aldeia, Cabrito à Padronelo avinhado em verde tinto; Doçaria: Rabanadas de verde tinto, Formigos, Filhós de Coura na pedra; Arroz Doce, biscoitos de milho, leite creme…

RESERVE CONNOSCO. MELHOR PREÇO GARANTIDO!