Paredes de Coura: Um mês de actividades para celebrar a floresta e o mel

A Loja Rural do Município de Paredes de Coura celebra, no corrente mês de Março, a floresta e o mel com um diversificado conjunto de actividades que incluem uma palestra, uma exposição, mostra e venda de produtos locais, gastronomia, acções pedagógicas, um percurso temático e um workshop.

Trata-se de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Paredes de Coura e da Associação Apícola de Entre Douro e Minho – APIMIL – que visa sensibilizar a população em geral para a importância da preservação da floresta autóctone e mostrar como esta pode ser uma fonte de riqueza, não só em termos ambientais, mas também económicos.

O workshop de cosmética apícola com propostas que vão da loção desmaquilhante purificante com própolis ao creme corporal de rosas e cera de abelha, agendado para o dia 29, pelas 15 horas, promete cativar o público.

O workshop terá a duração de três horas e os interessados podem inscrever-se, pela quantia de 20 euros, presencialmente e/ou através do endereço lojarural@cm-paredes-coura.pt.
“A Floresta e o Mel” é também o mote para uma exposição que foi inaugurada anteontem,

primeiro dia de actividades, que ficou ainda marcado pela conferência ‘produtos da colmeia, um exemplo de sucesso’, conduzida por especialistas na área e com a participação do apicultor João Barros, que deu conta da sua experiência no ramo.

Nas semanas de 11 a 14 e de 18 a 21 estão programadas acções pedagógicas orientadas para o público escolar dos estabelecimentos de ensino locais em que os alunos terão a oportunidade de visitar a exposição e realizar ateliers temáticos.
Para o dia 30, data de encerramento do certame, está agendado o percurso pedestre “Trilho das Garças”, a partir das 09.00 horas, que, proporcionará o contacto com a natureza e uma prova de mel.

Até 30 de Março, a Loja Rural oferece exposição e venda de produtos da colmeia.
Os restaurantes do concelho de Paredes de Coura também aderem à iniciativa, proporcionando, aos fins-de-semana, a degustação de sobremesas confeccionadas com o precioso néctar das abelhas. Crepes e rabanadas de mel, pudim de mel, macã confitada com mel, bolo de mel, queijo com mel são algumas das iguarias do cardápio de fazer crescer água na boca.


Fonte: Correio do Minho